O Investidor Agressivo
Avançado...

As Cinco Forças De Porter


paulohfa
Ter 29/Jul/08 19:15


Ignore

IA desde:
17 Nov 2007
Mensagens:
68

*

Olá a todos.

Estive pensando nesse tema que é assunto do tópico, As cinco forças de Porter, e notei que é um assunto que pouco discutido na comunidade, apesar de ser uma arma poderosa para qualquer um que se interesse por uma análise fundamentalista aprofundada dos investimentos em empresas.

O que são as "cinco forças de Porter"?
´
Elas fazem parte de um modelo, criado pelo guru da administração Michael Porter, de análise da atratividade de certa indústria e seu nível de competitividade. É um modelo bastante eficaz na análise da estratégia empresarial.

Pode ser utilizado (e é bastante útil) na análise fundamentalista afim de guiar qual as empresas a serem escolhidas pelo investidor.

As cinco forças competitivas são:

1. Rivalidade da Indústria

2. Poder dos Compradores

3. Poder dos Vendedores

4. Ameaça de Novos entrantes

5. Ameaça dos Substitutos.

(Continua...)
MensagemPermalink
-0.14

_________________
Paulo Araújo
Responder com CitaçãoVer o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem Particular
paulohfa
Ter 29/Jul/08 19:49
*

Achei um esquema interessante para que possamos pensar um pouco sobre como esses fatores influenciam na lucratividade das empresas.




(Continua...)
MensagemPermalink
0.07

_________________
Paulo Araújo
Responder com CitaçãoVer o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem Particular
paulohfa
Qua 30/Jul/08 19:25


Ignore

IA desde:
17 Nov 2007
Mensagens:
68

*

1. RIVALIDADE DA INDÙSTRIA.

Antes de analisar qualquer investimento, é fundamental verificar o grau de competitividade da indústria, bem como a organização dos agentes competidores dentro do setor.

As seguintes perguntas são bastante importantes para avaliar tal grau de rivalidade:

a) Há barreiras para saída do setor?

As empresas participantes de certa indústria possuem fortes barreiras para deixar tal indústria? Caso positivo, relutarão ao máximo deixar a competição, e estarão aptas a trabalhar com margens menores.

E quais setores tendem a ser de difícil saída?

Basta olhar, dentre outras, por empresas de uso intensivo de capital imobilizado, já que este constitui capital com pouca liquidez, e cuja venda implica em grande deságio. Inlcuem-se ai mineração, siderurgia, petróleo, distribuição de eletricidade e serviços de saneamento etc.

b) Qual a concentração da indústria?

Qual o nível de concentração da indústria? É pulverizada? ou há poucos competidores? Ou é um monopólio?

Quanto menos competidores, maior a capacidade de lucratividade da indústria, desde que os participantes não possuam forças equivalentes, o que pode originar (mas não sempre ocorre) um oligopólio hipercompetitivo.

A existência de Cartel em oligopólio, porém, é muito benéfica.

Indústrias pulverizadas com um claro líder de mercado também são disciplinadas, pois os competidores costumam a seguir a política de preço e atuação da maior empresa.

Quanto aos monopólios, dispensam comentários.

c) A indústria trabalha com altos custos fixos?

Altos custos fixos tendem a acirrar a competitividade, pois a empresa terá que produzir perto do limite para diluir os custos manter uma margem satisfatória de lucratividade. Assim, terá grande estoque, e estará mais disposta e praticar preços mais baixos afim de livrar-se dele.


d) A indústria trabalha com altos custos de armazenagem ou a venda de produtos muito perecíveis?

Situação similar à anterior, visto que a empresa estará mais disposta a praticar baixos preços afim de livrar-se do estoque, aumentando a competitividade.

e) É custoso ao consumidor mudar de empresa?

A rivalidade tende a aumentar e, consequentemente a lucratividade a diminuir, em indústrias onde o consumidor pode mudar de empresa facilmente, com baixos custos.

Os graus variam de extremamente fácil, como em bens de consumo comprados no supermercado, a de impossível mundança, como no caso de empresas de energia e saneamento.

f) Os produtos dos competidores possuem alguma diferenciação?

Baixa diferenciação dos produtos implica em aumento da rivalidade, pelo motivo exposto no tópico anterior: são facilmente substituidos por outros produtos similares.

A marca aqui tem papel fundamental, e ameniza o efeito da similitude dos produtos (muitas vezes quase elimina: vejam o ocorrido com a Coca-Cola).

g) Qual a diversidade dos rivais?

Empresas de diferentes culturas, políticas, origens e filosofias tendem a ser mais competitivas, visto que utilizam-se de movimentos diferenciados com resultados imprevistos no mercado. A reação a esses movimentos pode ser desastrosa à lucratividade.

c) A indústria está prester a uma reviravolta?

Bem difícil de identificar esse ponto. Em toda indústria de alto crescimento, é comum haver a entrada de novos competidores, que injetarão seus produtos no mercado. O problema é que esse movimento leva à saturação do mercado e, com a diminuição das taxas de crescimento, há aumento da rivalidade e diminuição da lucratividade das empresas.

É bom ficar de olho nos setores de comércio eletrônico. Piscadela

É bem interessante coletar as respostas de a cada uma dessas perguntas nas empresas que serão nossos potenciais investimentos. Você pode se surpreender com o que vai encontrar!

(Continua...)
MensagemPermalink
-0.07

_________________
Paulo Araújo
Responder com CitaçãoVer o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem Particular
Ricardo
Qua 30/Jul/08 19:44
Top User
2008.1


Ignore

IA desde:
27 Jul 2007
Mensagens:
1289

Localização:
Rio de Janeiro
Muito legal a idéia, Paulo! Sim

Vale dizer que criar um modelo de avaliação usando as forças competitivas não é nem um pouco fácil. Aliás, acho que usar as forças competitivas com uma visão estratégica dentro da companhia já é um pouco complicado, imagina para quem está de fora e não tem acesso as mesmas informações.

E as vale lembrar que nada é estático. As forças competitivas para alguns setores mais e para outros menos ficam em constante mudança.
MensagemPermalink
-0.07

_________________

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!
Responder com CitaçãoVer o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem Particular
Responder Mensagem Voltar para I.A.
Página 1 de 1